terça-feira, 27 de julho de 2010

Era uma vez...



Gente, desculpa, eu preciso dividir com vocês meus conhecimentos da disciplina de Currículo II. Eu sei que eu vou acabar com o sonho de muita gente, mas eis o tema: desenhos da Disney.
Ok, em primeiro lugar, por piores que sejam as mensagens passadas que analisamos em aula, não, não vou deixar de passar A Pequena Sereia pros meus filhos. Sou contra extremismos. Pra citar só um desenho, uma coisa que eu nunca tinha reparado até estudar alguns autores desocupados. Preparados?

Mensagens machistas na pequena sereia.
Tá, não precisa ser um gênio pra deduzir que existe esse tipo de coisa em um desenho que tem uma adolescente ruiva seminua andando pra lá e pra cá. Mas reparem: na cena em que a Ariel vende sua voz para a bruxa ela pergunta como fará para que o princípe se apaixone por ela se não pode nem falar. Ao que a bruxa responde gesticulando sugestivamente: "Mas você ainda terá o seu corpo!". Em seguida começa aquela parte musical e ela canta:
O homem abomina tagarela
Garota caladinha ela adora
Se a mulher ficar falando
o dia inteiro fofocando
o homem se zanga, diz adeus e vai embora

Não!
Não vá querer jogar conversa fora
Disso, homens fazem tudo pra evitar
Sabe quem é mais querida?
é a garota retraída
e só as bem quietinhas vão casar.

... É, pois é. Eu cresci assistindo 20 vezes cada desenho da Disney. Pergunta se eu sou do tipo que fala pouco pra impressionar?

Um comentário:

Mônica disse...

conheço essa imagem!! hehe
mas to em choque ainda.. eu nunca tinha me dado conta dessa música da pequena sereia!!! De que adianta queimar sutiã?